Comunicação interna: como melhorar a relação com os funcionários?

Comunicação interna: como melhorar a relação com os funcionários?

A importância de cuidar do público interno da empresa é cada vez maior, afinal não é simples montar a equipe ideal. Muitas vezes, até mesmo os melhores colaboradores se encontram desmotivados e sua produtividade acaba sendo reduzida. Nesse momento, é essencial atuar de forma estratégica para melhorar a relação com os funcionários.

Entre as ações possíveis, uma que deve ser priorizada é a comunicação interna. Muitos profissionais ficam insatisfeitos justamente por não serem informados sobre as ações da empresa, como novas atividades ou eventos. Isso pode ser facilmente solucionado com a adoção de algumas ações.

Relacionamos a seguir algumas das principais dicas para melhorar a relação com os funcionários da organização usando a comunicação interna. Confira!

Tenha um ponto de informação fixo

Se você ainda não tem um ponto de informação de referência, como um quadro de avisos, esse é um bom ponto de partida. Criar um local fixo para divulgar notícias para os colaboradores permite que todos se informem facilmente. Idealmente, deve ser um lugar de fácil acesso e boa visibilidade, de preferência em um ambiente em que os profissionais possam parar para ler — como na sala de descanso ou no refeitório, por exemplo.

Use a tecnologia

A tecnologia ajuda muito a melhorar a comunicação. Se fizer sentido para a empresa, vale adotar outras formas de contato com os colaboradores, como um e-mail oficial, de onde notícias e comunicados são enviados regularmente. Outras soluções — como chats e páginas oficiais — são válidas se a equipe trabalha o dia todo no computador (e talvez sejam opções mais assertivas).

Incentive o diálogo

Outra forma de melhorar a relação com os colaboradores é incentivar o diálogo entre eles. Promova a integração da equipe, pois isso cria não só uma comunicação mais assertiva, como também um ambiente de trabalho mais agradável. Para isso, invista em eventos de aproximação como happy hours, festas de fim de ano e viagens de convenção.

Compartilhe informações

Os canais criados para fazer a comunicação com a equipe devem ser usados de forma estratégica para melhorar a relação com os profissionais. Use esse meio não só para promover comunicados oficiais, mas também para compartilhar outras informações.

Vale, por exemplo, falar sobre conquistas da empresa e os responsáveis por elas, parabenizar equipes e colaboradores, promover a integração por meio de eventos, celebrar datas comemorativas e, principalmente, lembrar o quão importantes os profissionais são para a companhia. Dessa forma, o canal se torna uma leitura prazerosa para a equipe.

Dê abertura aos funcionários

Outra forma de melhorar a relação com os colaboradores é ouvi-los e aceitar seu feedback. Para isso, promova reuniões de avaliação ou crie um canal direto para comentários, como uma caixa de sugestões, por exemplo. Deixe claro que a opinião dos profissionais é valiosa para a empresa: afinal, eles são os responsáveis pela entrega do seu produto ou serviço.

Essas ações são fundamentais para manter uma boa comunicação interna e melhorar a relação com os funcionários. Lembre-se de sempre acompanhar os indicadores de desempenho da equipe e avaliar quando é o momento de tomar novas ações para otimizar os processos e melhorar a qualidade das entregas.

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