Quais fatores indicam cobrança indevida na conta de telefone da sua empresa?

Quais fatores indicam cobrança indevida na conta de telefone da sua empresa?

A falta de processos e de controle atrapalha a sua empresa? Pois saiba que isso não acontece só com você. Qualquer companhia que não possui organização interna sofre as consequências e acaba, literalmente, pagando a mais por isso.

Um exemplo prático é a cobrança indevida na conta de telefone. Você já parou para verificar o que está sendo atribuído ao seu consumo? Esse é um erro recorrente, pois costuma passar despercebido pelo dono da linha telefônica e volta a se repetir nos meses posteriores. Nesse sentido, são muitos os custosgenéricos que vêm descritos como “diversos” e “outros serviços” e que não estão, suficientemente, claros na conta do mês.

O resultado é um montante que você nem sabe se realmente usou. E se o seu negócio faz muitas ligações, a diferença resultante dessas cobranças inapropriadas pode tomar boa parte do orçamento telecom. Portanto, saiba como identificar as falhas hoje mesmo!

Como detectar cobrança indevida na conta de telefone?

Na sua empresa, quando os processos não operam como deveriam, você perde tempo para solucioná-los, em vez de dedicar-se às demandas estratégicas de crescimento do negócio.

Dessa maneira, é crucial que você desenvolva um fluxo de trabalho que realmente funcione. A conta telefônica não deve ser um problema em meio a tantos desafios que o seu empreendimento precisa enfrentar. Por isso, a seguir, veja dicas práticas para acabar com as cobranças injustas.

Verifique as variações

Se a produtividade de um mês for semelhante a do mês seguinte, não existe razão para que haja uma grande variação no valor final da conta de telefone. Por isso, você precisa tirar um tempo para avaliar as últimas contas por período e compará-las entre si.

Veja o histórico de consumo e detecte incongruências. Logo, é importantíssimo que você tenha um arquivo com todas as suas contas pagas e que as considere como despesas fixas, embora com valores variáveis. Selecione todos os termos obscuros e entre em contato com a operadora para descobrir de que se tratam.

Tenha um sistema de controle de contas

Principalmente se a sua empresa é do segmento de telemarketing ou de call center, não é fácil sair procurando, em uma lista enorme de ligações, quais são os erros de cobrança, não é mesmo? Em casos como este, não há dúvidas de que a melhor solução é contar com um sistema automatizado de controle de contas.

Funciona assim: um software gerencia o custo de redes de comunicações, das mais simples até as mais complexas. É possível trabalhar, entre outros, com tarifação por franquias — o qual é um jeito prático e inovador de estabelecer um limite de consumo para cada ramal e um recurso bastante útil para empresas que prestam serviços de cobrança ou funções semelhantes.

Na verdade, um sistema automático proporciona uma infinidade de opções extremamente proveitosas, como análise de tráfego, relatórios, backup automático, meta de consumo, tarifações multioperadoras etc.

O que fazer ao verificar cobranças indevidas?

Caso identifique disparidades na cobrança das suas contas telefônicas, não fique parado. O primeiro passo é entrar em contato com a própria operadora, anotar o protocolo e pedir imediatamente a correção na conta.

Se isso não funcionar, faça uma denúncia à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, e também procure o Procon. Por fim, recorra a juizados especiais de direito do consumidor. Vale lembrar que, enquanto o processo estiver em curso, a operadora não pode suspender os serviços de telefonia da sua empresa.

Então você já sabe: não deixe que a cobrança indevida na conta de telefone comprometa a sua gestão financeira.

Gostou deste conteúdo? Aproveite, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a esclarecer esse assunto para cada vez mais pessoas!

RSS
EMAIL
Facebook
GOOGLE
TWITTER
YOUTUBE
LinkedIn

Sobre o autor

altisblog administrator