Qual a importância dos indicadores do setor de telecomunicações?

Qual a importância dos indicadores do setor de telecomunicações?

Muito se fala sobre a medição de desempenho para todo tipo de empresa e o gerenciamento dos processos, mas qual a real importância dos indicadores na telecomunicação?

O monitoramento do desempenho de seus processos é crucial para poder realizar uma avaliação sobre o andamento do planejamento estabelecido e a melhor maneira de se realizar este monitoramento, é através de indicadores.

Neste post vamos falar sobre a importância do uso dos indicadores na telecomunicação para monitorar e avaliar estratégias planejadas. Siga conosco e boa leitura!

Importância dos indicadores

Através do uso de KPIs, vários benefícios podem ser alcançados, para melhoria de processos e aumento de produtividade e competitividade. Vamos listar alguns deles.

1. Melhoria contínua

Os processos de telecomunicações podem apresentar bons resultados, mas qualquer que seja sua eficiência, ela sempre poderá ser melhorada. Buscar estar sempre a frente e melhorar constantemente os processos, pode garantir uma vantagem no mercado competitivo atual.

Durante o período de planejamento, você deverá escolher quais os indicadores apropriados para realizar um monitoramento eficiente sobre os processos desejados. Para escolher bons KPIs (Key Performance Indicator), deve-se levar em conta duas perguntas básicas, para quê medir e para quem medir.

A depender das respostas para estas duas questões, seus indicadores podem ser totalmente diferentes. Monitorando estes indicadores desde a fase do planejamento você pode garantir a melhoria contínua dos processos.

2. Identificação de gargalos

Uma visão generalista possivelmente não ajudará na identificação dos gargalos existentes nos processos da empresa. Ao estabelecer indicadores, pode-se observar de maneira mais específica cada uma das etapas, possibilitando identificar qualquer funil que esteja dificultando resultados, como redes congestionadas por uso indevido.

Essa identificação pode ser realizada por meio de indicadores bem selecionados. Após estabelecer os KPIs a serem monitorados, é chegado o momento de coletar os dados. Os atributos dos indicadores é que irão determinar o modo que será realizada a medição.

Para a coleta e armazenamento dos dados coletados poderão ser utilizadas ferramentas computacionais. Já a coleta poderá ser manual, a depender da natureza do indicador selecionado.

3. Propor soluções

Com uma avaliação detalhada em mãos, fica muito mais simples para os profissionais buscarem soluções que se adéquem aos problemas encontrados, poupando tempo e recursos. Uma série de questões podem não ser identificadas durante o planejamento de processos e identificadas e corrigidas após uma avaliação com base em indicadores.

O retorno dos dados coletados a partir dos indicadores levantados é também chamado de feedback, e será responsável por alimentar o monitoramento. Por meio dos resultados obtidos serão formados os planos de ação para resolução de qualquer tipo de problema identificado.

O controle dos resultados é muito importante para a telecomunicação na busca por reduzir os custos e otimizar o uso de recursos. A TI pode ser uma grande aliada e mesclar os dois setores uma saída para essa questão.

Com essas informações em mente acreditamos que você possa ter uma visão ampla sobre a importância dos indicadores na telecomunicação. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e auxilie seus amigos e colegas a também entender a importância do uso de KPIs.

RSS
EMAIL
Facebook
GOOGLE
TWITTER
YOUTUBE
LinkedIn

Sobre o autor

altisblog administrator