Gestão de telecom: 4 dicas para otimizar o atendimento ao cliente

Gestão de telecom: 4 dicas para otimizar o atendimento ao cliente

gestão de telecom em um empreendimento envolve diversos aspectos relacionados à tomada de decisões. É preciso muito estudo, planejamento e avaliação da situação financeira dos recursos que envolvem, desde a telefonia móvel e fixa até a transmissão de dados feita pela internet.

Para que o atendimento ao cliente seja sempre de qualidade, é essencial que todos os processos estejam bem alinhados, os funcionários bem treinados para exercer suas funções cotidianas e preparados para lidar com imprevistos comuns.

Pensando em te ajudar, a seguir falaremos sobre as principais estratégias para otimizar o atendimento ao cliente. Preparado? Continue acompanhando!

1. Fique atento aos possíveis erros de billing

sistema de telecom brasileiro é marcado por diversas complexidades, fazendo com que erros e falhas de faturamentos sejam bastante comuns e até crônicos no Brasil. Uma solução muito recomendada é a realização de auditorias contínuas de todas as suas faturas.

Dessa maneira, é possível identificar a necessidade de contestação de pagamentos equivocados. Vale lembrar que é possível contestar possíveis erros de billing em faturas pagas no prazo de até 36 meses.

2. Avalie possíveis melhorias

A maneira mais eficaz de garantir um bom atendimento em uma gestão de telecom é avaliando todos os processos internos, de modo a identificar custos que podem ser reduzidos ou realocados, potencializando a produtividade.

Para detectar custos adicionais que podem ser minimizados, você deve avaliar o perfil de consumo dos clientes. Para tanto, você deverá comparar os dados de consumo pelo menos a cada três meses. Dessa forma, torna-se executável mensurar a quantidade de dados trafegados, gastos com roaming internacional, fluxo de telefonemas entre empresas do mesmo grupo e o co-biling.

Ao realizar essa análise, será possível definir se a utilização de um determinado serviço é menor do que o definido em contrato ou se um centro de custo de demanda de ligações por aparelhos móveis superior é mais vantajoso, por exemplo. Dessa maneira, será viável negociar ajustes contratuais junto às empresas de telefonia.

3. Faça uso de softwares de CRM

Os Customer Relationship Manager são softwares que utilizam ferramentas tecnológicas para sincronizar, organizar e automatizar todos os processos que envolvem o cotidiano corporativo de uma empresa de telecom.

Uma das principais funções de um CRM é a coleta de dados dos clientes (região, idade, históricos de compras, entre outros). Com esses dados em mãos, é possível traçar o perfil do seu público-alvo e criar um roteiro de atendimento.

O atendimento oferecido pelos seus funcionários torna-se mais ágil e específico para o tipo de cliente que procura os seus serviços, pois o atendente possuirá informações importantes para efetuá-lo.

4. Utilize indicadores de atendimento

Ao adotar indicadores de atendimento, promover a gestão do atendimento torna-se mais fácil. Esses indicadores são responsáveis por medirem a satisfação do cliente ao buscar o atendimento com a sua empresa.

Compreender os resultados obtidos por meio dessa ação é essencial para definir quais são os pontos que precisam de melhoria nas práticas de atendimentos dos seus funcionários e também na definição de focos de investimento.

E aí, gostou das nossas dicas para aprimorar o atendimento ao cliente na sua gestão de telecom? Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais!

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